Empresas que não estiverem com o cadastro do eSocial em ordem serão multadas

Com a implantação do eSocial, as inconsistências de dados, informações erradas e atrasos na entrega de arquivos passaram a ser os principais temores de empresários e contadores de todo o País. Um simples erro pode gerar pesadas multas e até autuações da fiscalização. Independentemente do porte ou segmento do negócio, uma coisa é certa: todos estão com dúvidas e dificuldades em se preparar para a chegada do Sistema que reunirá em uma só plataforma o recebimento das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores e empregados de todo o País. O prazo se aproxima e, se não houver alterações no cronograma, em 2015 começa a valer essa nova exigência.
De acordo com dados de uma pesquisa da IOB, uma empresa do Grupo Sage, um dos principais desafios hoje enfrentados pelos escritórios de contabilidade em relação ao eSocial é obter um cadastro completo e eficiente dos empregados das empresas: se cada um deles possuir cerca de 70 clientes, com uma média de 10 funcionários em cada empresa, será necessário atualizar e checar mais de 100 mil informações.
Vale lembrar que o eSocial é algo que veio para ficar. Querendo ou não, o o Sistema funcionará e quem não se adaptar o mais breve possível terá inúmeros problemas futuros.

Fonte: Portal Guia dos Contadores



Comentários