Veja 5 estratégias para se aposentar antes dos 40 indicadas por quem chegou lá

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ganhar na loteria, herdar uma fortuna ou então ganhar um salário de executivo para conseguir se aposentar cedo. A colunista do site Business Insider Kathleen Elkins listou 13 estratégias de pessoas comuns para conseguir poupar e investir uma fortuna e se aposentar cedo e o InfoMoney compilou 5 delas que podem ajudar você a investir melhor.

1 – Pense no dinheiro como algo para investir
Peter Adeney, também conhecido como o blogueiro Mr. Money Mustache chamou atenção quando se aposentou aos 30 anos salvando dois terços de seu salário e de sua esposa; "Eu simplesmente gosto da ideia de deixar todo dinheiro investido. Então, quando tenho um excedente, eu não penso em algo para comprar com ele, mas sim 'é melhor eu me livrar desse dinheiro e colocá-lo para trabalhar de novo', assim eu o passava da conta bancária para fundos de índice", comenta.

2 – Invista a diferença
Ao maximizar as receitas, é importante colocar o quanto do dinheiro excedente possível para trabalhar. Uma das maneiras mais eficientes de conseguir ainda mais dinheiro ao longo do tempo é investindo e, quanto antes começar, melhor.

"Aprender a investir é provavelmente a habilidade mais importante que qualquer pessoa poderia aprender", comentam Jacobson e Tseng, do blog "Go Curry Cracker", que se aposentaram com conforto na década dos 30.

3 – Programe um depósito automático para investir
Simplesmente escolha a porcentagem do seu pagamento que você vai deixar de lado para atingir suas metas financeiras e, quanto mais cedo quiser se aposentar, mais será preciso poupar. A partir daí, basta programar uma transferência automática do dinheiro para o investimento desejado. "Você simplesmente decide quanto vai precisar deixar de lado de cada holerite e programe no começo do ano", escreve Joe Udo, que se aposentou aos 38 anos.

4 – Defina metas claras e específicas
Definir uma data para se aposentar é um passo crucial para quem quer largar o batente cedo. Udo diz: "dá a você uma meta para mirar e muitos de nós trabalhamos melhor com um deadline iminente". Também é importante fazer um orçamento do quanto será gasto na aposentadoria para se planejar bem.

5 – Tenha uma reserva de segurança
"Pessoas que se aposentam cedo provavelmente têm que ter um ano de despesas em caixa antes de parar", aconselha Udo. "Nós fizemos uma reserva de segurança de US$ 50 mil antes de eu me demitir em 2012. A reserva nos deu tranquilidade e podemos usar para emergências imprevistas".

Fonte: UOL Economia


Galeria



Comentários